terça-feira, 31 de maio de 2011

EsquizoCronia

Algures, algum tempo atrás, devem-nos ter ouvido dizer que os aspectos do nosso modo de vida influenciam a nossa saúde mental. O que é inteiramente verdade. Como?

Actualmente, quase não temos controlo sobre o nosso tempo, ou melhor, sobre o modo como o gastamos. Somos vítimas de uma Cronopatologia, em que o nosso tempo se encontra mutilado e alienado da nossa própria existência. Geralmente, não aproveitamos o tempo da maneira que queremos e ocupamo-lo com obrigações.

Por exemplo, hoje em dia, os horários de trabalho são muito rígidos. Se fizermos um gráfico do tempo que gastamos a trabalhar (contrariados ou não), a dormir, e a aproveitá-lo "como bem nos der na gana", em muitos casos temos algo deste género:
É um pouco monocromático...
E não é muito aliciante.

Agora imaginem gastar todo o nosso tempo, apenas desta forma, ao longo do ano. A pessoa acaba por cair numa rotina degradante, por se separar de si mesma, sem tempo para a família, para os amigos, para as suas actividades preferidas.
O que se reflecte na sua saúde mental.



Isto seria o aspecto de uma vida "Esquizocrónica", aquilo que deve ser.
Uma vida na qual o tempo é bem fragmentado e aproveitado da melhor forma, para as nossas necessidades biológicas e pessoais.
Aqui fica uma dica:
Pensem em várias coisas que gostem de fazer. Que 'adorem' fazer. Não interessa se seja ping-pong, ler, ouvir música, passear, ou simplesmente não fazer nada. Façam-no!!
Utilizem uma parte do dia só para vocês. Dividam-no. Tentem arranjar tempo para estar com os amigos e fazer planos para o futuro.
Por outras palavras, (extremamente cliché) tenham uma vida colorida.

Façam dos seus dias, dias "Coca-Cola".


Sem comentários:

Enviar um comentário